Publicado por: seminariosdezembro | novembro 22, 2013

Metodologia de Construção do IX Seminário de Dezembro

HISTEDBR-MA

Metodologia de Construção do IX Seminário de Dezembro

A construção do IX Seminário de Dezembro ocorre mediante a realização de um trabalho sistemático do HISTEDBR-MA, que contempla estudos, debates, seminários e participação em movimentos e lutas sociais.

Os estudos são realizados pelo grupo de pesquisadores ao longo do ano, durante seminários de trabalho.  Foram realizados onze seminários de trabalho, focados em estudos temáticos de textos e vídeos, buscando-se fortalecer a concepção teórico-metodológica do trabalho de pesquisa e produção científica, a partir dos fundamentos do pensamento marxista.

Além dessa agenda anual, são realizados seminários preparatórios ao Seminário de Dezembro, mediante a prática de participação dos pesquisadores do HISTEDBR-MA em eventos locais, regionais e nacionais (EBEM, ANPAE, ANPED, HISTEDBR, Seminários no IFMA, UEMA (São Luís e Caxias) e UFMA (São Luís, Bacabal e Imperatriz).

Tem se mantido também a interlocução com entidades sindicais, movimentos sociais combativos e outros grupos de estudos e pesquisas,  com os quais se mantém diálogo continuado e agenda de trabalho associado, como CSP – Conlutas, APRUMA, SINASEFE, SINTRAP-Caxias, GED (UEMA-Caxias), Quilombo Raça e Classe, Marcha da Periferia.

O HISTEDBR-MA compreende a educação como ação político-pedagógica fundamental e estratégica para a construção de perspectivas de lutas anti-capitalistas e para a formação humana sob a ótica da omnilateridade,  em direção ao projeto de sociedade socialista.

Essa ação político-pedagógica se realiza em espaços escolares e não-escolares, portanto a complementaridade de  táticas são fundamentais, de modo que a estratégia de concepção e materialização do socialismo resulte da prática de trabalho de sujeitos coletivos, visando a constituição de núcleos de referência e de espaços de convergência na perspectiva de organização de várias frentes consensuadas no contexto das lutas sociais.

O HISTEDBR-MA elegeu a Pedagogia Histórico-Crítica como eixo da programação do IX Seminário de Dezembro, no ano em que essa proposta teórico-prática para a educação, elaborada pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani e por um conjunto de pesquisadores organizados em grupos do HISTEDBR em todo o país, completa 30 anos de produção e divulgação em âmbito nacional e internacional. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: