Publicado por: seminariosdezembro | novembro 19, 2008

Conferencistas do Seminário de Dezembro

Renato Mezan

Renato Mezan concluiu o doutorado em Depto de Filosofia da Fac de Filosofia, Letras pela Universidade de São Paulo em 1981. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou 33 artigos em periódicos especializados. Possui 16 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 99 itens de produção técnica. Orientou 32 dissertações de mestrado e 13 teses de doutorado na área de Psicologia. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: psicanálise, Psicanalise, Freud, sexualidade, história, Interfaces, adolescência, clínica, epistemologia e Filosofia.

(Texto informado pelo autor) 


Agostinho Ramalho Marques

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1965). Mestre em Ciências Jurídicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979). Doutorando em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Campinas. Psicanalista. Professor Universitário, nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política. Membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Chanceler da Faculdade São Luís, na cidade de São Luís-Maranhão.

Autor do livro “A Ciência do Direito: Conceito, Objeto, Método”. Rio de Janeiro: Renovar, 2001 e de vários artigos publicados nas áreas de Filosofia do Direito, Filosofia Política e Teoria Psicanalítica. Participou como expositor em mais de três centenas de Congressos, Encontros, Seminários, Simpósios, Cursos e atividades similares, em nível regional, nacional e internacional, em instituições psicanalíticas e em diversas Universidades brasileiras e Instituições de ensino e pesquisa em nível superior, nas áreas de Filosofia do Direito, Filosofia Política e Teoria Psicanalítica.

(texto informado pelo autor)

 

Antonio Ozaí da Silva

Possui Mestrado em Ciência Política (PUC/SP) e Doutorado em Educação (USP). Docente na Universidade Estadual de Maringá (UEM), membro do Núcleo de Estudos Sobre Ideologia e Lutas Sociais (NEILS – PUC/SP). Editor da Revista Espaço Acadêmico

(texto extraído do blog do autor)

 

Erasmo Ruiz Miessa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor assistente XI da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tanatologia e análise institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, tanatologia, humanização, morte, saúde mental.
(texto informado pelo autor)

 

José Claudinei Lombardi

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976), Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; história, trabalho e educação; e historiografia da educação. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR). Autor e organizador de vários livros, capítulos e artigos; é também o editor da Revista Histedbr On Line.

(texto informado pelo autor)

 

Maria de Fátima Felix Rosar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto de Estudos Superiores Avançados em Educação (1977), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1982), Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1999). Atua na área de História e Política Educacional, tendo sido docente da UEMA, UFMA e UNICAMP. Pesquisadora integrante do grupo que fundou o Histedbr (Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil), em 1986, na Faculdade de Educação da Unicamp. Iniciou a organização de vários coletivos interdisciplinares de profissionais que se dedicam aos estudos de educação, com ênfase na relação entre história, política e psicanálise. Essas organizações (Centro de Estudos Político-Pedagógicos, Formação – Centro de Apoio à Educação Básica e o HISTEBDR-MA) coordenam os Seminários de Dezembro na cidade de São Luís, realizado, anualmente, a partir do ano de 2005.

(texto informado pelo autor)

 

Mara Regina Martins Jacomeli

Pedagoga, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Campinas na Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história da educação, pedagogia, política educacional e instrução publica. Desenvolve pesquisa intitulada “História das Instituições Escolares da região de Campinas, Americana, Santa Bárbara D´Oeste, Piracicaba, Limeira”.
(texto informado pelo autor)

 

William Amorim

Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), com área de concentração em Teoria Literária/Literatura e psicanálise. Professor do Depto. Acadêmico de Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão- CEFET/MA. É psicanalista membro e Diretor do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Seção São Luís. Fundador e Diretor Geral do CIAMM – Centro da Infância e Adolescência Maud Mannoni. Desenvolveu atividades de estudos e estágios em instituições internacionais de referência no tratamento de crianças, adolescentes e jovens autistas e psicóticos: Centre des Études et Recherches en Psychanalise et Éducation -École Expérimentale Bonneuil-sur-Marne France – 2005; Institut Médico-Pédagogique Notre-Dame de la Sagesse Le Courtil – Belgique -2008. Pesquisador do Projeto de Pesquisa Internacional em Prevenção do Autismo – Pre-Aut Brasil – do Insitute PRÉ-AUT/França. Tem livro e artigos publicados. Coordenador do Projeto Travessia para a Inclusão Escolar de Crianças e Adolescentes Autistas e Psicóticos. Tem experiência e interesse nos seguintes temas: Clínica das intervenções precoces; Psicanálise e Saúde mental; Psicanálise com crianças; Psicanálise e Educação; Psicanálise e Literatura; Literatura Brasileira.
(texto informado pelo autor)

Anúncios

Responses

  1. muito legal seu blog!

    gostei do post!

    se quiser que eu coloque alguma matéria sua que tenha a ver com psicologia no meu blog, é só me avisar

    o endereço é:

    http://psicologiaparatodos.16mb.com

    abraços!
    virei aqui mais vezes!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: